segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Transitologia

O trânsito é algo brutal. Todas as grandes capitais do Brasil e do mundo sofrem com o tempo que ele custa, os atrasos e a insatisfação de filas imensas de carros pelas ruas, tentando se apertar em direção ao trabalho, aos estudos ou ao que quer que seja. Mas me pergunto em quantos lugares ele pode ser tão incômodo quanto por aqui. É tudo um problema com a escrita, sabe? Não? Então você deve ser dessas pessoas sortudas que não lêem o que está escrito à frente. Isso mesmo, “à frente” leva crase.

Não, não vou cobrar que a média da população brasileira saiba de cor as regras de uso da crase, disso eu já desisti. Alguém algum dia decidiu que a crase é um agudo afrescalhado e, seja quem for, está conseguindo convencer cada vez mais pessoas. Esqueça as musiquinhas idiotas que você decorou para suas provas e cursinhos. “Se quando eu venho, venho DA, quando eu vou, craseio o A. Se quando eu venho, venho DE, quando eu vou, crase pra quê?” Está bem, coisa assim é difícil esquecer, concordo. Mas já desisti de brigar por esse pobre e menosprezado acento. Que se dane a crase, ela é uma causa perdida.

De qualquer maneira, os erros ortográficos no trânsito não são piores que o tom de certas mensagens. Uma kombi outro dia me falava que “Não sou rico, só trabalho muito”. Fiquei um tempo pensando na mentalidade que leva a uma oração desse tipo. De alguma forma, fomos ensinados a crer que ter dinheiro e uma vida confortável nada tem a ver com o trabalho. Todo rico é trambiqueiro, safado, ladrão e cretino. Chamar alguém de rico é uma verdadeira ofensa, aliás. Acho que o problema é antigo. “Mais fácil um camelo passar pelo olho de uma agulha que um rico entrar no reino dos céus” é tudo o que vagabundo quer ouvir, não é mesmo?

Voltando ao trânsito, entretanto, a grande campeã das ofensivas leituras de traseira se multiplica pelos táxis de todo o país: “Cuidado. Táxi sujeito a paradas repentinas. Dirija defensivamente”. O aviso é claro e sincero, convenhamos. É praticamente como se o taxista estivesse em cima do carro, sacando o florete e gritando EN GARDE. Se ele te manda se defender, é porque ele vai atacar. Ah, se vai! E pode ter certeza que será impiedoso - e sem seta. Muitos taxistas, aliás, devem ter sua genealogia traçada de volta à linhagem de Genghis Khan, não é mesmo? Se for esse o caso, vamos aprender Kung-Fu, meu amigo motorista. Somos chineses, afinal.

3 comentários:

bete disse...

wells,

ao problema da linguagem no trânsito acrescento o infame adesivo- DEUS É FIEL- vc conhece algum deus infiel? pois é....

e ao problema do trânsito acrescento uma piadinha sem graça, mas...seta- acho que o pessoal penas que é luzinha de natal, par usar uma vez por amo só.

já disse que adoro suas crônicas?
bj

Anônimo disse...

A crase é até menos complicada em comparação ao porquê/por quê/porque/por que.. pqp, isso sim. hueahuehauea

No trânsito não adianta, com o mercado voltando a se estabilizar as compras por financiamento irão voltar ao seu ritmo acelerado, mas a construção de melhores rodovias com pistas mais largas não adianta.. Transporte coletivo de qualidade. Isso sim, fará a diferença.. Mas como no Brasil tudo é remediação e nunca prevenção, vamos esperar todas as grandes metrópoles pararem pros governantes começarem a pensar em projetar alguma coisa...

Abraço.

D.Ramírez disse...

Felizmente do estudio pra casa nao pego transito, vez ou outra, uns 20 carros a frente por causa dos semafaros exagerados de SP. Vc coloca a primeira, segunda e breca, pq o farol da frente a 500 metros fechou. Haja embreagem e saco.
Mas fico louco quando tenho que ir longe e parar em congestionamento. Dizem fazer parte do paulistano..nesse caso me excluo de ser;)
Besitos